Ligue agora: 0800 643 4443

2019-09-25 - Segurança

Cuidados com a quinta roda do caminhão

Cuidados com a quinta roda do caminhão

A quinta roda é um equipamento que faz o elo entre o cavalo mecânico e a carreta, localizada na parte traseira do caminhão. Muitos desconhecem sua importância para o transporte de cargas e também para a precaução de acidentes.

 

Mesmo sendo um instrumento pequeno se comparado ao tamanho total do caminhão, a quinta roda faz parte de todo o processo de acoplamento e desacoplamento do veículo, facilitando no momento de posicionar a carga.

 

Assim como qualquer implemento automobilístico, é necessário possuir a certificação Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Além da regularização, esse certificado garante que a produção desses materiais seja realizada com produtos de qualidade, evitando qualquer problema por falta de eficácia.

 

O Inmetro realiza uma análise técnica do processo de produção para assegurar a prática dos critérios de segurança. Para a emissão do certificado de produto homologado, é necessário que a quinta roda esteja aprovada nos ensaios e testes de resistência, conforme a norma NBR NM-ISO 8717. Hoje, existem vários modelos de quintas rodas com diferentes características para cada tipo de aplicação.

 

Segundo Alessandro Poletto, gerente de Comércio Exterior da Fontaine Brasil, se um caminhão que sustenta 48 toneladas estiver com um engate de procedência duvidosa, o primeiro comportamento defensivo no trânsito pode conduzir a carreta para cima da cabine. O papel da quinta roda é evitar esse tipo de acidente e o selo Inmetro garante isso, atendendo toda a legislação de trânsito.

 

As condições das rodovias brasileiras é um grande problema. A durabilidade de uma quinta roda é entre 10 a 15 anos, mas em alguns casos pode durar apenas dois anos. Sem uma cultura de manutenção preventiva, o condutor pode enfrentar uma estrada em péssimas condições e prejudicar a quinta roda.

 

Consulte as orientações no manual de instrução de cada fabricante para saber quando uma quinta roda precisa de manutenção ou de uma troca. Feito isso, é possível aumentar sua vida útil, respeitando os limites de peso, lubrificando a peça conforme recomendações do fabricante, fazendo a limpeza e ajustes de engates e verificando no intervalo determinado pelo fabricante a regulagem do sistema de acoplamento.

Com esse sistema de qualidade, é possível minimizar a quantidade de acidentes nas estradas e garantir a qualidade de vida dos caminhoneiros e demais usuários da pista.

 

Gostou das novidades? Para continuar acompanhando nosso blog, nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar