Ligue agora: 0800 643 4443

2018-03-28 - Curiosidades

Conheça as novas regras de amarração de carga em caminhões

Segundo a resolução 552/12 do Contran, foram estabelecidas novas regras para a fixação de cargas nas carrocerias dos caminhões. A fixação correta é crucial para a segurança do transporte de cargas. Acesse e confira quais foram as mudanças!
Conheça as novas regras de amarração de carga em caminhões

Publicada em 2015, a resolução 552/15 do Contran estabeleceu novas regras para amarração de cargas e entrou em vigor no início de 2018. Essas exigências estão ligadas aos requisitos mínimos de segurança para o transporte de carga, principalmente em relação os tipos de fixação permitidos nas cargas das carrocerias. É muito importante que todos os caminhoneiros se atentem. Confira o que mudou:

Utilizar cordas para amarração de carga está proibido. Agora, elas só são permitidas para a fixação da lona sobre a carga. Todas o material carregado deve ser fixado com cintas têxteis, cabos de aço ou correntes, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, duas vezes o peso da carga.

Barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços, separadores, mantas de atrito, bloqueadores ou separadores devem ser utilizados como dispositivos adicionais.

Os caminhões antigos devem se adequar e oferecer pontos de fixação metálicos para amarração, uma vez que não é permitido amarrar a carga em travessas ou piso de madeira, bem com nos ganchos das pontas das travessas.

Foram determinadas regras diferentes para o transporte de cargas indivisíveis: elas devem conter, no mínimo, quatro pontos de amarração, com cintas têxteis, cabos de aço, correntes, ou uma combinação dos três.

Você pode ler resolução na íntegra aqui. As regras são extremamente importantes para evitar acidentes e o custo para realizar as adaptações não é alto. Fique atento!

Continue acompanhando as novidades da estrada aqui no blog e também nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar