Ligue agora: 0800 643 4443

2018-09-28 - Segurança

Como cuidar dos pneus do seu caminhão

Como cuidar dos pneus do seu caminhão

Os pneus são parte fundamental de um pesado. Muitos fatores do dia a dia do caminhoneiro dependem deles, como a facilidade de dirigir e até a economia de combustível. Confira agora os principais cuidados com o pneu de caminhão:

 

  • Manter a calibragem ideal;
  • Realizar geometria e balanceamento;
  • Fazer o rodízio entre pneus;
  • Cuidar sempre.

 

Manter a calibragem ideal

Cada caminhão tem uma configuração, carrega materiais diversos e trabalha em terrenos diferentes. Por isso, a calibragem não é igual em todos os casos e o ideal é utilizar a pressão indicada pelo fabricante. Mantenha os pneus sempre calibrados, mas cuidado para não encher demais, nem deixar eles esvaziarem. Pneus vazios desgastam as laterais mais rápido, além de gastar mais combustível, por estarem pesados e com dificuldade de girar. Já pneus muito cheios causam desgaste à câmara e também diminuem o tempo útil. É importante não esquecer de calibrar constantemente, incluindo o estepe, para se prevenir em qualquer situação.

 

Realizar geometria e balanceamento

Esse é outro ponto importante para aumentar a durabilidade dos pneus. Se você sente o caminhão “puxando” para um lado, é necessário fazer o alinhamento para evitar desgaste dos pneus e de toda a suspensão. Quando o volante vibra e você sente a falta de estabilidade, também é hora de encostar o pesado e realizar o balanceamento. Manter ambos em dia é essencial e evita muitos problemas.

 

Fazer o rodízio entre pneus

Os pneus externos geralmente se desgastam mais rápido por estarem mais expostos. Para evitar que eles percam sua vida útil, o correto é sempre fazer o rodízio entre pneus internos e externos e também entre os traseiros e os da frente, para que todos tenham uma durabilidade similar.

 

Cuidar sempre

Quem já pegou a estrada conhece o famoso martelo de bater pneu, sempre presente no dia a dia dos Volveiros, utilizado para verificar a pressão e evitar que ela fique muito baixa. Outro cuidado indispensável é manter os pneus sempre limpos, para que nenhum detrito encontrado na estrada possa afetar alguma parte do pesado. A recomendação é não usar compostos químicos ou abrasivos, como querosene, que possam deteriorar os pneus.

 

São vários cuidados, mas os pneus são essenciais para manter o caminhão na estrada e por isso merecem uma atenção especial.

Se você quer continuar lendo notícias que ajudam o negócio de nossos amigos Volveiros a continuar a girar, siga nosso blog e nossas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar