Ligue agora: 0800 643 4443

2019-04-26 - Notícias

Tecnologia dos caminhões aumenta busca por profissionais qualificados

Tecnologia dos caminhões aumenta busca por profissionais qualificados

Com o avanço cada vez mais acelerado da tecnologia nos caminhões, o maior desafio do motorista se tornou o conhecimento e o controle para manusear os veículos de modo seguro e consciente. Com isso, aumentou também a procura por motoristas mais experientes e capacitados, que consigam encarar as novidades com mais facilidade e competência.

 

Constantemente, a indústria desenvolve novas ferramentas para garantir que os caminhões fiquem mais seguros e eficazes, como a caixa automatizada, o piloto automático, a telemetria, etc. Por conta de todas as inovações, muitas vezes, os treinamentos não são o suficiente para fazer com que o motorista acompanhe todas as atualizações automotivas.

 

A falta de treinamento constante pode comprometer o domínio que o motorista tem em relação ao caminhão e suas utilidades. Entretanto, devido a falta de profissionais no ramo de transporte rodoviário de cargas, as empresas não podem dispensar os funcionários menos capacitados.

 

Uma grande ajuda na hora de treinar o motorista é a entrega técnica. Após os procedimentos regulares, como tirar a CNH e passar por cursos complementares e vivência, o motorista tem contato com as tecnologias reunidas em seu novo caminhão. A entrega técnica, feita na concessionária, é acompanhada por profissionais especializados que instruem o dono do automóvel a entender melhor como funcionam as tecnologias e as características específicas de seu novo caminhão.

 

Apesar de ser útil, vale lembrar que a entrega técnica é apenas uma introdução, pois o método mais eficaz de qualificação ainda é a prática constante nas estradas, gerando mais experiência e controle.

 

A alta procura por profissionais qualificados tem feito com que grande parte das transportadoras, escolas e sindicatos deem mais importância para os treinamentos dos motoristas, investindo em cursos complementares que englobam módulos de todos os níveis de complexidade.

 

Você pode encontrar esses cursos nos sindicatos de motoristas, Fabet, Sest Senat e SAE Brasil, entrando em contato com eles por meio de suas respectivas redes sociais.

 

Para continuar acompanhando todas as nossas notícias, fique de olho em nosso blog e nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar