Ligue agora: 0800 643 4443

2018-11-01 - Curiosidades

Dicas para manter o ar-condicionado por mais tempo

Dicas para manter o ar-condicionado por mais tempo

Durante os dias mais quentes do ano ou, até mesmo, nos dias do ano inteiro, como é em algumas cidades, o ar-condicionado é um item indispensável para o conforto do motorista. Passar o dia no tapetão, rodando com temperaturas altas não é nada tranquilo, não é mesmo? Mas você já se preocupou em como manter e melhorar a performance do ar-condicionado que utilizada no caminhão? Confira as nossas dicas, para não ficar na mão quando precisar de um ventinho gelado na cabine.

 

Ao ligar, mantenha as janelas abertas

Quando o caminhão fica estacionado no sol, você entra e sente logo um calor muito forte. Para não sobrecarregar o ar-condicionado, abra todas as janelas, ligue o ar, vire as saídas de ar para cima (assim aquele vento quente não volta em você) e espere uns 5 minutos. Depois disso pode fechar as janelas novamente e seguir a viagem tranquilamente.

 

Faça manutenções preventivas

Assim como todas as outras partes do caminhão, o ar-condicionado precisa passar por manutenção preventiva. Não espere surgir um problema, isso pode acontecer quando você mais precisar dele. O recomendado é que seu bruto passe por uma inspeção a cada 6 meses ou 30 mil km rodados. Verificar o filtro de ar do caminhão é sempre recomendado, ele garante a qualidade do ar que você irá respirar dentro da cabine.

 

Deixe o ar circular de tempo em tempo

Quando o ar-condicionado fica ligado por um bom tempo, é provável que o ar dentro da cabine fique mais seco. Recomenda-se que a cada 40 minutos abra-se alguma janela para que o ar circule e seja reciclado, melhorando a respiração e qualidade do ambiente.

 

Desligue o ar antes de terminar a viagem

Quando estiver chegando ao seu destino, com 10 minutos de antecedência, desligue o sistema de refrigeração para ajudar na redução da umidade da tubulação, isso ajuda a evitar o surgimento de fungos e consequentemente reduz a necessidade de limpeza frequente do aparelho.

 

Não se preocupe tanto com o consumo

Realmente, o consumo de combustível aumenta quando a viagem acontece com o ar ligado. Isso porque parte da potência do motor é transferida para movimentar o sistema de refrigeração. Por outro lado, andar com as janelas abertas, em velocidade acima de 60km/h, consome muito mais combustível. Isso acontece por causa da aerodinâmica, o ar entra na cabine pelas janelas e deixa o caminhão mais pesado para se movimentar, precisando forçar mais o motor e consequentemente gastando mais combustível.

 

Para manter seu bruto sempre em dia, não se esqueça de conferir as nossas ofertas em peças para caminhão na nossa loja virtual.

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar