Ligue agora: 0800 643 4443

2018-10-05 - Curiosidades

Amarração de carga: como fazer da maneira correta?

Amarração de carga: como fazer da maneira correta?

Prender a carga de forma correta é uma prática fundamental para sua segurança, do seu frete e também de outros viajantes. E, para isso, é preciso levar alguns itens em consideração:

 

1- O tipo da carga;

2- O peso e a distribuição;

3- O trajeto da viagem;

4- Os dispositivos de amarração.

 

Para te ajudar, nós detalhamos esses itens nos tópicos a seguir. Confira:

 

Tipo da carga

O tipo da carga influencia bastante na forma como você irá distribuí-la e amarrá-la. Alguns tipos têm, inclusive, instruções específicas como é o caso das cargas vivas, que precisam de medidas que garantam a estabilidade, como um chão antiderrapante. Porém, é importante não amarrar os animais, para evitar riscos em curvas ou freadas bruscas. Já para cargas líquidas, é preciso que o tanque esteja completamente preenchido para que ele não se mova e gere instabilidade no veículo. Para o transporte de materiais de vidro, é indicado que os dispositivos metálicos do caminhão sejam todos chumbados na carroceria.

 

Peso e a distribuição

É imprescindível ter certeza de que o peso da carga é compatível com o seu veículo e também com o dispositivo de amarração, que deve estar preparado para suportar até o dobro do peso da carga. Já a distribuição deve ser feita pensando sempre no máximo de equilíbrio para manter seu bruto estável. Importante: em caso de cargas indivisíveis, é preciso transportá-la deitada, com pelo menos 4 pontos de amarração.

 

Trajeto da viagem

Ao carregar materiais sensíveis, dê preferência às rotas que você já conhece, para diminuir a chance de imprevistos. Se não for possível, estude a rota com antecedência e preveja paradas para avaliar o estado da carga com frequência durante a viagem.

 

Dispositivos de amarração

Use dispositivos de amarração, como cabos de aço, cintas têxteis ou correntes com resistência garantida contra ruptura ou tração e, como falamos anteriormente, capacidade de segurar cargas que tenham o dobro do peso da que você está levando. Além disso, eles devem ser passados de acordo com a disposição das cargas: se ocupar todo o compartimento (baú ou carroceria), o dispositivo de amarração é preso pelo lado de fora. Mas se a carga não ocupar todo o compartimento devem ser feitas amarrações internas.

 

É proibido:

  • Utilizar cordas para a amarração de cargas (o uso é permitido apenas para fixar as lonas de cobertura);
  • Circular com veículos em que a altura da carga ultrapasse a altura do painel frontal (podendo ocasionar deslizamentos e, consequentemente, causar acidentes);
  • Usar pontos de fixação de carga feitos de madeira.

 

Sabendo de tudo isso, ficará mais fácil organizar a sua carga e garantir a segurança e qualidade da sua viagem, não é mesmo? Para continuar acessando nossas dicas, acompanhe o blog e siga nossos perfis nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar